Ingredientes
Para a Massa:
200 gr de farinha de trigo
100 gr de manteiga vegetal
1 ovo médio
Sal qb.
Para o Recheio:
200 gr de muxama de atum
1 courgette (cerca de 300 gr)
1 beringela (cerca de 300 gr)
2 cenouras (cerca de 250 gr)
250 gr de queijo ricotta
Sal qb.
Preparação da massa
Misture muito bem todos os ingredientes. Se usar creme vegetal à temperatura ambiente facilmente se envolve com a farinha, em seguida adicione o sal e o ovo.
Forre a tarteira com a massa e pique o fundo, cubra com papel vegetal e prencha com bolas de porcelana (ou feijão) para evitar a formação de bolhas e que a parte lateral da massa descaia, leve ao forno a 180 °C durante 20 minutos.
Do Recheio
. Descasque as cenouras e corte-as em tiras finas no sentido do comprimento
. Coza-as a vapor durante 4 minutos e deixe-as secar
. Corte a courgette e a beringela em fatias finas no sentido do comprimento e de seguida ao meio
. Fatie a muxama muito fina
. Forre a tarteira com a massa quebrada, envolva no queijo ricotta duas fatias de muxama cortada em pedacinhos, acrescente uma pitada de sal e forre a base da tarte
. Disponha as tiras de legumes alternadas com a muxama, começando pelo exterior
. Depois da tarteira completamente preenchida pincele com azeite e leve ao forno durante cerca de 40 minutos a 180º C
Nota
A muxama é um produto feito com a mesma receita que fenícios e romanos faziam há dois mil anos. O termo provém do árabe musama, que significa “seco”, sendo que já no período islâmico este modo de preparação do atum seria muito utilizado, tendo sido legado ao período cristão subsequente.
A muxama resulta de um antigo modo de processamento do peixe, utilizando os lombos do atum, que são passados por sal grosso e depois lavados para retirar o excesso de sal; consistindo assim na salga e posterior secagem das partes nobres do atum em ambiente e temperatura controlados. Uma espécie de presunto do mar.